domingo, 24 de junho de 2012

BREVE HISTÓRICO DA SOCIEDADE BENEFICENTE SÃO LÁZARO

    A Sociedade  Beneficente São Lázaro, foi criada em  10 de março 1943, pela Yalorixá fundadora do Terreiro do Bonocô, atualmente denominado Ilê Axé Maroketu,   Cecilia Moreira de Britto. A Sociedade Beneficente São Lázaro  representa juridicamente o Terrerio Maroketu, localizado  desde a sua fundação na antiga ladeira do Bonocô, 65, atualmente,  Rua Antônio Viana.

Dentre as finalidades da Sociedade pode-se destacar a de manter, orientar e divulgar o Candomblé, em respeito absoluto aos legados dos antepassados, dentro da tradição Orixá que originou o Terreiro, assegurar a manutenção do patrimônio e da infraestrutura necessária ao bom funcionamento do culto Orixá no Ilê Axé Maroketu, além de  defender, utilizando-se dos meios oferecidos pela lei, a natureza – nascentes de rios, mares, matas, pedreiras – contra qualquer forma de destruição irracional, considerando que tais danos põem em risco a manutenção das práticas do Candomblé.

 A Sociedade Beneficente São Lázaro é declarada de Utilidade Pública por meio da Lei Municipal de nº. 4809/93 e o Ilê Axé Maroketu é reconhecido, como Patrimônio Afro- Brasileiro desde 12 de junho de 2006, através da Portaria de Nº 13, publicada no Diário Oficial da União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário